A Mulher no Comércio Internacional - ENAEX 2018


Genteeeeee!!


Agora chegou a hora de contar tudinho para vocês como foi o painel "A Mulher no Comércio Internacional" no ENAEX.

Depois de ter aceito o convite do ENAEX para moderar o painel, veio aquela insegurança, afinal nunca atuei como moderadora em nenhum evento, e as perguntas do tipo o que faz um moderador, o que eu preciso aprender e fazer para que eu corresponda com as expectativas depositadas foram inevitáveis.

A construção do moderador

Foi então que pensei: quais eram as minhas referências de moderadores? Na hora pensei na Rede Mulher Empreendedora e na Procomex, duas organizações que promovem muitos debates nos quais têm grandes moderadores. Foi então que procurei o John Mein para um café na Procomex. Ele que é referência para mim em moderação com o setor público e privado nos assuntos de facilitação de Comércio Exterior. E, enviei à Rede Mulher Empreendedora  um email explicando o meu desafio. Em questão de horas, me conectaram com a super mega blaster Fernanda Nascimento da Stratlab, aquela que me enche os olhos pela sua desenvoltura e naturalidade no palco. Estes brilhantes moderadores me ajudaram de forma incrível, cada um com um enfoque diferente e complementar ao outro.

O painel estava aos poucos sendo criado e aquele medo do desconhecido, ia ficando para trás, claro que o frio na barriga só foi embora depois mesmo do painel, mas a busca de ajuda por profissionais experientes no assunto, foram essenciais para o processo de criação e para que eu tivesse êxito no assunto, os quais tenho profunda gratidão.

As Mulheres do painel

Depois de pesquisar sobre o assunto, que não foi nada fácil, pois é um tema com poucas informações, construí as perguntas sugestivas para o painel e comecei a interagir com as colegas de painel, as quais não conhecia até então.

A cada mulher que eu conhecia, era uma experiência atrás da outra. Tamanha era a minha satisfação em ter a oportunidade de estar ao lado delas podendo aprender e conseguir extrair um pouquinho de suas experiências para que a plateia presente fosse impactada pelas suas trajetórias, carreiras, desafios, etc. 

Denise, a primeira a se manifestar nas interações, com muito entusiasmo e super receptiva. Quando a conheci pessoalmente falamos do painel, mas as dicas finais as quais ela me deu, foram essenciais para que o painel tivesse uma dinâmica legal e fosse muito  construtivo. Eliane, o primeiro contato foi um choque, quando sugeri as perguntas a ela, se encaixaram direitinho no que ela gostaria de abordar e já tive a oportunidade de publicar um artigo dela sobre a Aliança do Pacífico e ver o seu brilhante curriculum. Michele, tivemos uma ótima interação e no dia anterior ao painel, tomamos café juntas, o bate papo foi maravilho, escutei um pouco da trajetória dela, ela me deu várias dicas sobre empreendedorismo e cheguei até a me emocionar no final por tamanha bondade, foi muito bom. Sem falar na Andrea, uma pessoa linda por dentro e por fora, quando nos falamos por telefone, ela me falava tantas coisas incríveis que me lembrei muito da Sheryl Sandberg do Facebook, em uma versão brasileira e próxima a mim, sem falar na sua forma tão simples tão próxima, que me senti muito a vontade, uma pessoa formidável e com uma carreira brilhante.


O Painel

Eis que havia chegado o grande dia o primeiro painel dedicado a Mulher no Comércio Internacional. O comichão na barriga só aumentava, já tinha perdido as contas de quantas pessoas eu havia pedido para que torcesse e orasse por mim para que esse grande momento fosse o melhor possível, mas mais do que isso, que as pessoas presentes pudessem receber o melhor do painel, e claro atender as expectativas dos organizadores.

A hora é chegada e aquele clima maravilhoso se formava, muitas mulheres presentes, estudantes, atuantes, experientes, de tudo. Então pensei, vamos lá ao desafio! O resultado foi literalmente SURPREENDENTE. Mulheres competentes juntas, com muita experiência, não poderia ser diferente. 

Iniciamos o painel com a Denise Naranjo da ABIQUIM com um material inédito, fazendo um paralelo entre os marcos históricos do Comércio Exterior no Brasil, as mulheres que se destacaram tanto nas esferas do governo, setor privado, academia, etc e a importância do engajamento da mulher em grupos.

Eliane Fontes da GBI, a madre do Comércio Exterior (como a intitulei), com sua forte atuação no governo, a frente de diversas negociações representando o governo brasileiro, além do enfoque dado as inúmeras mulheres que foram protagonistas no cenário do Comério Exterior, ressaltou o papel da mulher sendo discutido em acordo de comércio, iniciativas de entidades, e claro pela sua atuação, falou também um pouco sobre os desafios do Comércio Exterior Competitivo, tema do ENAEX 2018.

Michele Fernandes da M2TRADE empreendedora na veia, com seu jeito elegante e ousado, falou um pouco sobre sua carreira, seus desafios a frente de uma empresa, e como tirou de letra algumas situações ao longo da sua carreira e como mulher. Destacou a importância das parcerias além de passar uma mensagem super inspiradora para muitas mulheres e estudantes presentes.

Andrea Park diretora na Caterpilar, fechou o painel com chave de outro, abordando o programa de capacitação e incentivo à mulheres na empresa, o qual se fez notório para que a empresa conquistasse o prêmio de a melhor empresa para se trabalhar no Brasil. Além disso, nos presenteou de como soube negociar com paquistaneses, sendo mulher. Por fim e melhor, fez uma convocação às meninas presentes para mudarem daqui para frente as estatísticas sobre a representatividade das mulheres no Brasil.   

Foi um painel de altíssimo nível, recheado de informações preciosas, compartilhamento de  experiências e conhecimentos, conexões e incentivos para as mulheres presentes. Os organizadores disseram que ficaram admirados com tamanho público presente, em um segundo dia de evento, com o engajamento e repercussão nas redes sociais A plateia estava lotada, foi lindo ver o brilho nos olhos das presentes e a certeza de que tínhamos feito um belo trabalho!!!! 

Um grande abraço e obrigada.


Monnike Garcia, mineira, formada em Comércio Exterior pela UNA/BH e pós graduada em Gestão empresarial /FGV, é fundadora do Blog Mulheres no Comex e proprietária da Labcomex. Atuante no mercado a mais de 10 anos, hoje se dedica a impulsionar pequenas e médias empresas no Comércio Internacional e dar notoriedade as mulheres atuante no Comex em suas diferentes áreas de atuação.









Confira o artigo também no Medium através do link : https://medium.com/mulheresnocomex/a-mulher-no-com%C3%A9rcio-internacional-enaex-2018-5f502ea93c7d

Siga nos nas Redes sociais : 
Facebbok : https://www.facebook.com/groups/mulheresnocomex/
Medium : https://medium.com/mulheresnocomex

Comentários