"Brasil, um país sobre rodas"


Nos dias de hoje ainda me impressiono com o fato do escoamento de cargas no Brasil se dar na sua maioria pelo transporte rodoviário, 54% segundo o governo federal, 26% ferroviário, 16% aquaviário e 3,1% dutoviário.

O Brasil sofre com a falta de infraestrutura no país, a péssima qualidade de suas estradas, altos valores de pedágios, falta de segurança, entre tantos outros problemas conhecidos pela maioria das pessoas que leem esse texto, sem falar na falta de competitividade que os produtos brasileiros sofrem com essa falta de infraestrutura.

Considerando que a estimativa de crescimento do volume de produção de cargas irá crescer por volta de 36% até 2035, chegaremos a um colapso na logística interna?

Estamos falando de carga geral, quando entramos no assunto cargas especiais e super pesado, a situação é ainda pior, todos que trabalham com esse tipo de carga sonham em poder usar o modal cabotagem para baratear as suas operações, porém aí mora outra dificuldade, eu digo por experiência própria, nunca consegui fazer um transporte via cabotagem pelo alto valor dos fretes, e não estou aqui culpando os operadores deste modal, estou apenas relatando as minhas experiências, pois sei da dificuldade que cada um também enfrenta.

O que sempre questiono é por que não conseguimos usar transportes multimodais no Brasil, já que temos todas as condições para isto?

Falta investimento do governo, falta infraestrutura no país, falta também boa vontade dos empresários e acima de tudo, falta perder o medo de arriscar a fazer algo novo, a sair da sua zona de conforto e experimentar usar um novo modelo, não tendo em mente que se mesclar o transporte alguém vai ganhar mais que o outro, muito pelo contrário, todos irão ganhar.

Acabamos de sofrer uma greve dos caminhoneiros, uma crise no abastecimento, principalmente nas grandes cidades, onde pudemos reparar na má conduta de alguns comerciantes (pra ser educada e não dizer o que realmente penso sobre isso), aproveitando-se da situação para aumentarem seus preços.

Já participei de vários eventos, workshops, seminários e debates sobre esses problemas logísticos que enfrentamos diariamente, onde podemos ver que o Brasil precisa melhorar e muito as suas condições se realmente quiser crescer e se desenvolver.

Desde crianças ouvimos que o Brasil é o país do futuro, crescemos, nos tornamos adultos, continuamos vendo todos os problemas e acreditando que irá melhorar, envelhecemos e continuamos dizendo que irá melhorar e que nossos filhos e netos verão isso, será???

O que nós podemos fazer hoje para que isso realmente aconteça?

Que tal darmos as mãos e pensarmos juntos? Por que não fazer boas parcerias onde todos irão ganhar tempo, dinheiro, qualidade/agilidade nos serviços e cliente felizes?

#transportation #logistic #gobrazil


Malu Bruno, paulistana formada em Comex e com especialização em Negócios Internacionais. Fundadora da Facile Projetos e Assessoria e atuante no mercado há mais de 12 anos, adora grandes projetos com alto grau de complexidade e desafios.

Comentários