YIWU CIDADE QUE ALIMENTA O MUNDO COM OS PRODUTOS CHINESES



Localizada na província de Zhejiang, Costa Sudeste da china, a cidade de Yiwu apesar de não ser destino comum de turistas, se destaca alvo dos comerciantes estrangeiros. Muitas vezes é de lá que saem produtos fabricados na China que são comercializados ao redor do mundo.

A cidade é composta por cinco megacentros de compras que chegam a uma área total de 5,5 milhões de metros quadrados. Por lá são vendidos todos os tipos de produtos, de brinquedos e roupas até itens para a casa e eletrônicos, embora o foco seja a venda por atacado o varejo também é uma opção de compra. Os maiores atrativos são o preço baixo e a variedade, estima-se que 1,8 milhão de tipos de produtos diferentes são comercializados nas 75 mil lojas.

A fama internacional

De acordo com o governo de Yiwu, no primeiro semestre deste ano, o volume total de importações e exportações alcançou 113,58 bilhões de iuanes (cerca de R$ 56 bilhões), um aumento de 14% em relação ao mesmo período do ano passado.

Os números astronômicos fazem com que ele seja considerado, pela Organização das Nações Unidas e pelo Banco Mundial, como o maior mercado atacadista de pequenas commodities do mundo.

Alguns dados

  • 65% dos produtos vendidos lá são exportados.
  • Segundo a administração do complexo de lojas, 66% dos itens de decoração natalina vendidos no mundo são exportados de lá.
  • Circulam por lá em média 200 mil pessoas por dia.

Relação com a América Latina

As exportações para a América Latina atingiram 12,74 bilhões de iuanes (R$ 6 bilhões), um aumento de 25,6% em relação ao primeiro semestre do ano passado, muito por conta da venda de brinquedos.

O Brasil aparece em oitavo lugar na lista de principais mercados de Yiwu, depois de Estados Unidos, Emirados Árabes Unidos, Alemanha, Espanha, Rússia, Inglaterra e Itália. Outros grandes destinos das exportações são Irã e Índia.

Abraços.


Ana Maria Matta Walcher - Mestre em Administração de Empresas pela FACAMP, MBA logística Internacional pela UNIP, Pós- graduação em Gestão Empresarial pela Drummond, Bacharel em Administração de Empresas com Ênfase em Comércio Exterior pela Anglo Latino. Experiência de 16 anos nas áreas de Comércio Exterior e Logística Internacional, Ajudante de Despacho Aduaneiro desde 2010, Analista de Importação e Exportação e Professora Universitária há 10 anos nas Faculdade Dummond, Senac e Sumaré.

Comentários