Você sabe as diferenças entre House e Master?

O documento mais importante na indústria de frete marítimo é o Bill of Lading.

Muita confusão pode surgir deste documento, e é extremamente importante entender os diferentes tipos de conhecimento de embarque e como eles diferem.

Um Conhecimento de Embarque, ou B / L, simplesmente, é um contrato legal de transporte para a carga que está sendo enviada. Ele contém detalhes da remessa, datas, partes envolvidas, etc. 

Ao lidar com Bill of Ladings, é importante observar se você está lidando com o Bill of Lading, ou HBL, ou Master Bill of Lading, ou MBL.

Master Bill of Lading

O Master Bill of Lading também é conhecido como o Ocean of Carrier Bill of Lading. Como o Master B/L é emitido pela linha de remessa para o NVOCC (Non Vessel Operator Common Carrier)traduzindo para a língua Portuguesa que significa:“transportador efetivo das mercadorias, assumindo todos os riscos inerentes à operação (de transporte). O “freight forwarder” é conhecido como a pessoa física ou jurídica que providencia o transporte marítimo de carga de terceiros, mediante remuneração, normalmente um percentual sobre o valor de frete pago mais despesas. Atua geralmente por conta e ordem do embarcador”o remetente geralmente é o NVOCC ou seus agentes correspondentes. O consignatário geralmente é o operador do NVOCC ou seus agentes ou contrapartes de destino. É a parte da notificação pode ser a mesma do destinatário ou de qualquer outra parte.


Como funciona: Assim que o NVOCC recebe a remessa do remetente, ele re-registra exatamente a mesma carga com as transportadoras. Quando a transportadora confirmar que recebeu a carga, ela libera o Master Bill of Lading para a entidade que fez a reserva. Neste caso, seria o NVOCC.

House Bill of Lading

O Conhecimento de Embarque da Câmara é emitido pelo NVOCC para o cliente real. O remetente listado na casa B/L é geralmente o remetente/exportador real da remessa e o destinatário o recebedor/importador. A parte de notificação pode ser a mesma do destinatário ou de qualquer outra parte.

Como funciona: Assim que o NVOCC recebe a remessa do remetente e garante que toda a documentação alfandegária esteja concluída, ela libera o Conhecimento de Embarque da Câmara para o remetente.

*Nota*: Casos em que uma Carta de Crédito é usada como forma de pagamento, os campos do expedidor, do consignatário e da parte de notificação podem diferir dependendo do contrato.

Dicas importantes:

  • Nos EUA, ao menos que os agentes de carga também sejam registrados NVOCCs, eles não estão autorizados a assinar o Bill of Ladings. Dito isto, eles não podem emitir o Bill of Ladings nem aparecer como um remetente no Bill of Ladings. Ele pode ser listado apenas como um agente de carga no Master Bill of Ladings e seu papel é ajudar no desembaraço aduaneiro, etc.
  • Todos os campos do Bill of Lading e do Conhecimento de Embarque da Câmara, incluindo informações do navio, descrição da carga, número de selos, peso, número de contêineres, data de partida, etc., devem ser os mesmos. As únicas diferenças devem estar apenas nos campos remetente, destinatário, notificação e local de retirada.
Espero que tenham gostado, e não esqueçam de deixar seus comentários.


Ana Maria Matta Walcher - Mestre em Administração de Empresas pela FACAMP, MBA logística Internacional pela UNIP, Pós- graduação em Gestão Empresarial pela Drummond, Bacharel em Administração de Empresas com Ênfase em Comércio Exterior pela Anglo Latino. Experiência de 16 anos nas áreas de Comércio Exterior e Logística Internacional, Ajudante de Despacho Aduaneiro desde 2010, Analista de Importação e Exportação e Professora Universitária há 10 anos nas Faculdade Dummond, Senac e Sumaré.

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