DICAS DE EXPORTAÇÃO PARA PEQUENAS EMPRESAS

O Comércio Exterior é uma das grandes apostas para a recuperação econômica do Brasil.
Além disso, é uma grande oportunidade para pequenos empreendedores. Todo empreendedor pode exportar atualmente. Explorar mercados fora do país, pode desvendar uma série de oportunidades de crescimento e de experiências positivas.
Confiram as 6 dicas que separei para você, que quer exportar.
1 - ACORDOS COMERCIAIS. Um plano de internacionalização de uma empresa deve considerar os acordos internacionais vigentes entre os países. Os acordos que prevêem preferências tributárias, geralmente estabelecem redução do imposto de importação a alíquota 0%. Atualmente o Brasil participa de 19 acordos dentre eles, destaques para a América Latina.
2 - ÓRGÃOS GOVERNAMENTAIS E PRIVADOS. É um fato que as exportações é parte integrante de uma política de desenvolvimento econômico e social. O Brasil possui uma importante estrutura de financiamento às exportações, com o pleno funcionamento de
mecanismos privados e públicos de apoio às empresas exportadoras. Além do recurso
financeiro oferecido por bancos privados e programas do governo, o exportador pode contar com entidades que promovem encontros bilaterais voltados à divulgação do seu negócio no exterior além de contato direto com compradores. Também o acesso a capacitação através de workshops, palestras, network e estudos de mercados realizados pela equipe comercial desses órgãos. Alguns portais WEB do governo oferecem possibilidade de divulgar empresas e produtos tais como : Brazilian Suppliers e Vitrine do exportador
3 - CONHEÇA O MERCADO ALVO. Posso escolher mais de um país para trabalhar meu produto? Claro que sim. Após obter informações de onde seu produto possa ter oportunidades competitivas, você deve iniciar uma pesquisa identificando os principais importadores do seu segmento e buscar informações a respeito de forma de negociação, margens comerciais praticadas, política de desconto e preparar materiais promocionais com informação do seu produto, ficha técnica, logística e demonstração da rentabilidade do seu produto a preço continuo e promocional.
4 - CÓDIGO DE BARRAS. A grande maioria dos compradores exigem que a
mercadoria seja codificada pois, dessa forma ocorre maior agilidade logística e simplifica a
distribuição. Portanto, é essencial utilizar código de barras na exportação, ele garante a
originalidade do produto e é um meio reconhecido internacionalmente na identificação
dos produtos além de atestar a sua procedência, e contribuir para a logística do processo.
5 - IDIOMA. Pode parecer um pouco óbvio, mas é importante se atentar à embalagem e ao visual do seu produto. Você deverá adequá-lo completamente ao novo idioma, montando novas embalagens com descrições adequadas ao mercado almejado. Fique atento a traduções inadequadas, pois algumas expressões em português podem ser mal interpretadas em outra língua. Portanto, mais do que traduzir as descrições de seu produto, procure reformulá-lo de acordo com o olhar do seu novo cliente e dependendo do caso baseado em pesquisas e observação.
6 - PARCEIROS. A escolha de bons parceiros é fundamental para a formação da cadeia de valor do processo de internacionalização. A seleção que vai desde a escolha de parceiros comerciais como por exemplo as Trade Companys, que atuam em seu nome, utilizando de toda a sua expertise e estrutura, passando por agentes de carga, transportadores, seguradoras até chegar nos despachantes, todos contribuirão com a fluidez do seu processo. E então, pronto para encarar o desafio de exportar?
Comente aqui qual a fase de seu projeto de internacionalização e divida sua experiência conosco.
Evellin Silva atua no Comércio Exterior há mais de 15 anos. Sócia proprietária da empresa Action Master no Brasil e GS-Trading na Espanha. Atualmente exporta alimentos, bebidas e cosméticos para Europa, America Latina, Oriente Médio, África e China.
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Evellin Silva atua no Comércio Exterior há mais de 15 anos. Sócia proprietária da empresa Action Master no Brasil e GS-Trading na Espanha. Atualmente exporta alimentos, bebidas e cosméticos para Europa, America Latina, Oriente Médio, África e China.
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