PROFISSIONAL DE COMEX & HABILIDADES 2020 SEGUNDO WEF


Recentemente foi publicado na revista Exame as habilidades que os profissionais deverão adquirir até 2020, segundo WEF (Fórum Econômico Mundial). São elas:


Os especialistas que me perdoem, mas grande parte destas habilidades, são características desenvolvidas pelos profissionais de Comércio Exterior, as quais aproveito a oportunidade para tecer alguns comentários.

O Comércio Internacional representa um grande quebra cabeça composto de diferentes regras, internacionais e locais. No qual exige assertividade nas decisões para que todas as peças se encaixem e cabe aos profissionais essa missão desafiadora.

A decisão de importar ou exportar é uma operação complexa que exige um pensamento crítico para a sua execução, pois avalia-se desde detalhes do produto, embalagem, definição de mercado, preços praticados, até exigências governamentais, tributárias e fiscais. Que, bem orientadas e administradas trarão celeridade e ganhos ao processo.

A partir do momento que é estreada a operação, inicia-se a montagem da cadeia de valor, composta por agentes de carga, despachantes, importador, exportador e transportador, todos conectados e cada qual administrando sua parte e colaborando entre si para que a carga embarque e chegue até o destino final, atingindo o objetivo da exportação ou importação.

Neste sentido, ainda que somem-se esforços para que haja a integração de sistemas e automatizações DUE, DUIMP, é a integração entre as pessoas e identificação de talentos internos ou parceiros chaves que fazem com que a operação seja bem sucedida e garanta a boa performance dos processos.

Todavia, sabendo das exigências e complexidade dos processos e em meio a tantas tecnologias disruptivas ou inovadoras, aplicadas em processos similares como o IBM Watson/Ross no direito ou na contabilidade, com o Contabilizei. É urgente a necessidade do uso da criatividade em busca de soluções para melhorarmos os processos e para isso é preciso lidarmos com serenidade as mudanças, criando alternativas para estarmos a frente das transformações. Pois quem disse que robô pensa?

Espero que tenham gostado, comente, postem, participem! 


Fontes: https://exame.abril.com.br/carreira/10-competencias-que-todo-professional-vai-precisar-ate-2020/



Boituva SP
Monnike Garcia é mineira mas, paulista de coração. Casada, mora em São Paulo e atua no Comércio Exterior há mais de 11 anos sendo 9 anos deles em uma multinacional. Graduada em Comércio Exterior e com MBA em Gestão Empresarial pela FGV/MG. Atualmente empreende seu próprio negócio, se dedicando a pequenos e médias empresas e a soluções inovadoras na área.



Comentários